A planta original do apartamento de 68m², era dividida de tal forma que a cozinha e a sala dispunham de espaço reduzido e estreito, já a varanda contava com uma área considerável. Para ampliar living e cozinha, foram retiradas as paredes de vedação que dividiam esses ambientes e a cozinha foi deslocada para o espaço da varanda, ganhando uma bela vista.
Com essa alteração, a mesa de jantar, que está acoplada a uma bancada/bar, ganhou 6 lugares. A bancada é um elemento que flexibiliza os usos, serve como apoio para preparo de alimentos e refeições rápidas e também é utilizada como buffet e serviço de bar.
A marcenaria planejada foi ponto importante para o aproveitamento máximo de cada espaço. Na cozinha, os armários foram divididos para acomodar alimentos, utensílios e ainda sobrou um espaço para abrigar uma cristaleira iluminada.
A condensadora foi embutida na marcenaria e logo acima dela está a horta de temperos, plantada em uma caixa de alumínio impermeabilizada. Foi instalado um sistema de dreno, que permite a rega sem danificar a marcenaria.
O living dobrou de tamanho, possibilitando receber com mais conforto um maior número de pessoas. Para esse ambiente foi projetado uma estante com nichos abertos, valorizados com iluminação. Também foram incluídos nichos fechados possibilitando espaço para guardar documentos, livros, etc.
Um desafio do projeto para esse ambiente foi a baixa incidência de iluminação natural devido à inclusão da nova parede entre a sala e a cozinha gourmet. Para mitigar esse efeito, foi colocada uma faixa de elementos vazados entre o teto e a divisória e instalado espelho na parede do corredor entre os ambientes para captar a iluminação da cozinha e ampliar a perspectiva do espaço.
Outro ponto importante e que trouxe um resultado muito positivo foi a instalação do jardim vertical na parede do corredor de acesso a cozinha. O verde refletido no espelho invade a sala e traz vida ao espaço.
Com a alteração do layout original, o quarto do bebê foi ampliado. Dessa forma conseguimos um armário com profundidade maior e viabilizamos o nicho que acomoda o trocador.
Para a suíte do casal a ideia foi criar elementos e trabalhar com materiais que proporcionassem aconchego e tranquilidade, incluindo um toque de cor e personalidade.
Esse mix foi conquistado por meio da execução do painel amadeirado que começa atrás da cabeceira, sobe para o teto rebaixado e continua para o painel de tv. Em complemento, foi executada a cabeceira em couro ecológico, mesmo material aplicado no painel.